top of page

Biografia

Wanderley Diaz

 

Wanderley Diaz (Santana de Parnaíba, 20 de agosto de 1987) é um ator, diretor e professor de teatro brasileiro, morador da cidade de Santana de Parnaíba - SP.

Iniciou sua carreira cedo, aos 12 anos de idade no ano 2000 ao participar de uma oficina livre de teatro na escola onde estudava, desde então não parou mais.

Ao longo de sua carreira participou de diversas montagens amadoras em varias cidades da região sendo as mais famosas: Romeu e Julieta e Rei Lear de Willian Shakespeare; Piramo e Tísbe e Panos & Lendas de Vladimir Capella; Sacra Folia de Luís Alberto de Abreu; O Médico a Força de Molière; O Inspetor Geral de Nikolai Gogol, dentre outras. 

Em 2009 fundou juntamente com seus amigos e também atores Eduardo Vilares e Lieslei Lucas a companhia de teatro "Atoração" onde iniciou sua carreira de diretor com a peça de criação coletiva "Feita de Retalhos", meses depois a companhia mudou de nome, passando a se chamar Cia. Labor de Investigação Teatral, pela qual dirigiu as peças Dois Perdidos Numa Noite Suja de Plínio Marcos e Novas Diretrizes em Tempos de Paz de Bosco Brasil.

Participa desde o ano 2000  do espetáculo anual Drama da Paixão, criado e dirigido pelo seu grande mestre e amigo Edimilson Andrade desde o ano de 1994 em Santana de Parnaíba, onde teve a oportunidade de interpretar diveros personagens, como o apostolo João, Rei Davi, Soldado Romano, Simão Sirineu, Isaac e Judas Iscariotes. Nos ultimos anos além de atuar, tambem auxilia como assistente de direção.

Formou-se em 2012 pelo curso de Arte Dramática do Senac - SP e é professor de iniciação teatral pela prefeitura de Santana de Parnaíba desde 2010

bottom of page